CAMAS e delegação durante explanação e visita às instalações da Armada do Uruguai

O Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e seus assessores, o Oficial de Operações, Capitão de Mar e Guerra Luiz Carlos Lemos Alves, o Assessor Brasileiro, Capitão de Mar e Guerra Roberto de Godoy Ponte, e o Assessor Paraguaio, Capitán de Navio Roque Jacinto Ruiz Días Agüero, realizaram visita operativa à Armada do Uruguai, no período de 2 a 5 de agosto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A delegação reuniu-se com autoridades uruguaias que fazem parte da Área Marítima do Atlântico Sul, o que possibilitou o intercâmbio direto e pessoal de informações, visando à unicidade dos procedimentos ligados ao Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM). Também foram abordados temas doutrinários e técnicos, com a finalidade de aperfeiçoar os procedimentos operativos diante das ameaças ao tráfego marítimo.

Na ocasião, a delegação foi recepcionada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada Uruguaia, Contra-Almirante Gustavo Luciani, e posteriormente pelo Comandante em Chefe da Armada do Uruguai, quando foi realizada a cerimônia militar e outorga da Medalha “Serviço CAMAS” a militares uruguaios, selecionados pelo Comando Local de Controle Operativo (COLCO) Uruguai, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o cumprimento da missão do CAMAS. Foram, ainda, realizadas visitas ao Comando da Esquadra e ao Veleiro-Escola “Capitán Miranda”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).