Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul e comitiva realizam visita operativa ao Comando Local do Controle Operativo Brasil

CAMAS e comitiva durante assinatura da ata da visita operativa

O Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e comitiva realizaram, no dia 26 de novembro, uma visita operativa à Marinha, onde foram abordados temas técnicos e doutrinários.

Com o objetivo de aperfeiçoar os procedimentos operativos do Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) e também o enfrentamento às ameaças relacionadas ao tráfego marítimo, a delegação reuniu-se com o Comandante Local do Controle Operativo (COLCO), Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa. Além disso, o encontro teve a finalidade de promover o intercâmbio direto e pessoal de informações, buscando a unicidade dos procedimentos operativos e de comunicações de interesse das Organizações do Controle Naval do Tráfego Marítimo da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS).

Oficiais do CAMAS e da Marinha

A visita operativa reforça a importância de manter os laços de amizade existentes entre o CAMAS e as Marinhas formadas pela AMAS, em especial, com o COLCO, que tem a função de prover o apoio operacional na Marinha do Brasil, além de promover e disseminar a doutrina do CNTM, norteando a prática das atividades em prol da segurança marítima no Atlântico Sul.

A comitiva do CAMAS é composta pelo Capitán de Navío Daniel Francisco Finardi (Armada da Argentina); Capitán de Navío Roque Jacinto Ruiz Días Aguero (Armada do Paraguai) e Capitán de Navío Mario Alberto Vaucher Rivero (Armada do Uruguai).

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile