Assunção (Paraguai) – No dia 7 de julho, a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) coordenou a visita institucional do Centro de Ensino de Idiomas do Exército Paraguaio (CEIE) ao Centro de Estudos Brasileiros (CEB).

Participaram da atividade o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da CMBP, Coronel Nilberti Viana Gramosa; o Comandante do CEIE, Coronel Jorge Andrés Delvalle Páez; o Assessor de Cavalaria da CMBP, Major Bruno Carlos de Paiva Campos, e os alunos, e instrutores do curso de português do CEIE.

O CEB é uma instituição vinculada à representação Diplomática Brasileira no Paraguai e tem por finalidade oferecer cursos regulares do idioma Português e oportunidades de intercâmbio no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Curso de Português do CEIE é realizado desde o ano de 2007 e surgiu da necessidade do aprendizado do idioma por parte do pelotão paraguaio que constituiu o Batalhão Brasileiro desdobrado no Haiti. Desde então, o curso é ministrado aos civis e militares paraguaios designados para atividades no Brasil ou com interesses profissionais no idioma português.

No corrente ano, o Major Campos, Assessor de Cavalaria da CMBP, atua como enlace e instrutor brasileiro no referido curso, contribuindo para o fortalecimento da cooperação, integração e amizade entre os dois Exércitos.

Fonte: Cooperação Militar Brasileira no Paraguai

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).