O Contingente do Exército Brasileiro desdobrado no Líbano, participou, no dia 28 de fevereiro, de cerimônia de transferência de autoridade e passagem de comando da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A solenidade ocorreu no Quartel General da UNIFIL, compreendendo parada militar; hasteamento das bandeiras da ONU, do Líbano e das 46 nações que integram a missão de paz; e homenagem aos peacekeepers e demais falecidos na missão.

Na oportunidade, o Chefe da Missão e Comandante da Força desde agosto de 2018, Major-General Stefano Del Col (Itália), passou o comando para seu sucessor, o Major-General Aroldo Lázaro Sáenz (Espanha). O 15º Contingente do Exército Brasileiro, desdobrado no Setor Leste da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (15º CONTBRAS–SECEAST/UNIFIL), participou da formatura com a Bandeira Nacional e sua guarda-bandeira, bem como participou do hasteamento do Pavilhão Nacional e esteve na tribuna de assistência. Militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, que participam como “capacetes azuis” da UNIFIL naquele Quartel General e labutam para a manutenção da paz no Oriente Médio – região estratégica no contexto internacional – tiveram a oportunidade de estreitar laços na ocasião.

A UNIFIL foi criada em 1978, pelo Conselho de Segurança da ONU e tem a missão de monitorar a área Sul do Líbano ao longo da Blue Line (linha fronteiriça), conforme acordo assinado entre o Líbano e Israel, e atualmente conta com 9.829 militares e cerca de 800 civis desdobrados nos diversos setores da Organização das Nações Unidas naquele país.

Participaram da cerimônia diversas autoridades civis, militares, eclesiásticas e do corpo diplomático de várias nacionalidades, incluindo o Embaixador do Brasil em Beirute, Hermano Telles Ribeiro, e o Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil no Líbano, Capitão de Mar-e-Guerra Maurício Morgado Pedrosa. Participaram, ainda, os Ministros da Defesa do Líbano, da Itália e da Espanha, além do Comandante do Exército Libanês, o General Joseph Aoun, que presidiu o ato militar.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Espanha

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui