O Contingente do Exército Brasileiro desdobrado no Líbano, participou, no dia 28 de fevereiro, de cerimônia de transferência de autoridade e passagem de comando da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A solenidade ocorreu no Quartel General da UNIFIL, compreendendo parada militar; hasteamento das bandeiras da ONU, do Líbano e das 46 nações que integram a missão de paz; e homenagem aos peacekeepers e demais falecidos na missão.
Na oportunidade, o Chefe da Missão e Comandante da Força desde agosto de 2018, Major-General Stefano Del Col (Itália), passou o comando para seu sucessor, o Major-General Aroldo Lázaro Sáenz (Espanha). O 15º Contingente do Exército Brasileiro, desdobrado no Setor Leste da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (15º CONTBRAS–SECEAST/UNIFIL), participou da formatura com a Bandeira Nacional e sua guarda-bandeira, bem como participou do hasteamento do Pavilhão Nacional e esteve na tribuna de assistência. Militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, que participam como “capacetes azuis” da UNIFIL naquele Quartel General e labutam para a manutenção da paz no Oriente Médio – região estratégica no contexto internacional – tiveram a oportunidade de estreitar laços na ocasião.
A UNIFIL foi criada em 1978, pelo Conselho de Segurança da ONU e tem a missão de monitorar a área Sul do Líbano ao longo da Blue Line (linha fronteiriça), conforme acordo assinado entre o Líbano e Israel, e atualmente conta com 9.829 militares e cerca de 800 civis desdobrados nos diversos setores da Organização das Nações Unidas naquele país.
Participaram da cerimônia diversas autoridades civis, militares, eclesiásticas e do corpo diplomático de várias nacionalidades, incluindo o Embaixador do Brasil em Beirute, Hermano Telles Ribeiro, e o Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil no Líbano, Capitão de Mar-e-Guerra Maurício Morgado Pedrosa. Participaram, ainda, os Ministros da Defesa do Líbano, da Itália e da Espanha, além do Comandante do Exército Libanês, o General Joseph Aoun, que presidiu o ato militar.