Nesta segunda-feira (29), ocorreu a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Governança (CONSUG), na sede do Ministério da Defesa. Na ocasião, foi aprovado o calendário de reuniões ordinárias para o ano de 2022.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além disso, foram estabelecidas orientações para elaboração e atualização do Portfólio de Projetos Estratégicos de Defesa (PPED). Tais instruções devem permitir que os membros do CONSUG priorizem e promovam o alinhamento estratégico e a interação dos programas e projetos estratégicos de interesse do setor de Defesa.

Integrante da estrutura regimental da pasta da Defesa, o CONSUG é um órgão colegiado e permanente. Contribui para a direção superior das Forças Armadas e decide a respeito das principais iniciativas no âmbito da Defesa.

Monitoramento da estratégia

O Comitê de Monitoramento da Estratégia (CME), instância de apoio à governança do setor de Defesa instituída pelo CONSUG, realizou sua primeira reunião na terça-feira (23). O CME auxilia no acompanhamento da implementação do Planejamento Estratégico Setorial de Defesa (PESD).

Formado por membros das Forças Singulares, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Secretaria-Geral da pasta, estão entre suas principais atividades: coordenar os trabalhos de construção, interpretação e análise dos indicadores estratégicos; auxiliar no processo de estabelecimento de indicadores e de metas a serem utilizados no acompanhamento do PESD; consolidar dados sobre a efetividade dos resultados dos programas e projetos integrantes do Portfólio de Projetos Estratégicos de Defesa (PPED); e fornecer subsídios para a Reunião de Avaliação da Estratégia que será realizada pelo CONSUG em 2022.

Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).