O Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança, o NEEDS, é um Think Tank do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos especializado na produção de análises na área da Defesa e dos Estudos Estratégicos. Coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Araújo-Moreira, Professor Titular de Engenharia Física da Universidade, o núcleo reúne um notável grupo de especialistas civis e militares, entre doutores, oficiais-generais e oficiais superiores das Forças Armadas, além de profissionais militares e civis de instituições de Segurança Pública.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atualmente, seus analistas produzem material científico em áreas como Geopolítica, Estudos Estratégicos, DBQRN (Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear), Defesa Cibernética, Inteligência e C, T & I (Ciência, Tecnologia & Inovação). De acordo com o Prof. Dr. Leonardo Vichi, coordenador da Linha de Defesa do NEEDS, hoje a área de Defesa do Núcleo “vem produzindo relevante material que vai desde análises ligadas à Ciência Política e às Relações Internacionais, com um enfoque no campo das Ciências Militares, estudando fenômenos do Tempo Presente como a crise na Venezuela, movimentos migratórios, terrorismo, e geopolítica, chegando até as ciências duras, com especial enfoque aos estudos ligados à Biosegurança, segurança hídrica, armas químicas e nucleares. São conhecimentos que enriquecem a área de Estudos em Defesa e Segurança no Brasil, servindo de subsídio para tomadores de decisão, para estudantes de graduação e pós-graduação e mesmo para o público leigo, que a cada dia tem ficado mais suscetível à desinformação trazida pelas fake news e por pessoas que se intitulam especialistas, mas que não trazem conhecimentos sobre aquilo que estão opinando. O NEEDS, após quase um ano de atividades, se tornou rapidamente um ponto focal para profissionais sérios que trazem um olhar atual e preciso sobre as questões que estamos vivendo na atualidade. Além disso, temos hoje na Linha de Defesa do núcleo, uma grande quantidade de pesquisadores que abordam a importância de se pensar a Base Industrial de Defesa do Brasil, investindo em conhecimento como este que produzimos no núcleo, e, assim, estimulando a inovação. E isso, sem dúvida, reverbera positivamente seja na esfera pública, mostrando aos atores políticos quais são as políticas públicas que o país precisa desenvolver nestas áreas, mas também na economia, no meio acadêmico. Enfim, hoje, mais do que nunca, o Brasil precisa pensar de forma séria e consistente a sua Defesa, e é o que estamos fazendo no NEEDS”.

Semanalmente o NEEDS publica artigos de seus analistas e que podem ser acessados em:
http://www.needs.df.ufscar.br/

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).