Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Camila Marques de Almeida – Brasília, DF

Para marcar as comemorações dos dois séculos de soberania do País, a Marinha promove uma série de eventos que relembram a história do Brasil e apresentam a importância do Poder Naval para a consolidação do processo de Independência. As atividades são de caráter cívico-militar, cultural, esportivo, ecológico, social e beneficente, incluindo a participação de instituições extra-Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com o Secretário-Executivo da Comissão Intersetorial para Planejamento e Controle do Calendário de Comemorações dos 200 Anos da Independência do Brasil (CI-MB200), Contra-Almirante José Henrique Salvi Elkfury, “a Marinha, em conformidade com o Calendário de Eventos e Ações a Empreender estabelecidos pela CI-MB200, já realizou 20 eventos em 2021. Para este ano, estão previstos mais 111 eventos. E, em 2023, outros 16, fechando assim a programação exclusiva da Marinha para memorar e celebrar o bicentenário da Independência do Brasil e os 200 anos da Esquadra brasileira”.

Acompanhe os principais eventos comemorativos da Marinha para 2022:

info timeline2 01

Em fevereiro deste ano, umas das ações alusivas ao Bicentenário foi o Velas Latinoamerica 2022, maior evento náutico da América Latina. Esta edição foi coordenada pela Marinha do Brasil e promoveu o intercâmbio operacional e cultural entre as marinhas latino-americanas.

Além de toda a programação alusiva ao bicentenário da Independência, é possível visitar os museus da Marinha e conhecer um pouco mais sobre a história da Força. Acesse o link e saiba quais são os endereços mais próximos de você.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).