A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET) é o canal utilizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para fornecer dados meteorológicos para a aviação civil e militar com o objetivo de oferecer acesso rápido, eficiente e seguro.

A REDEMET mantém cooperação com diversos órgãos nacionais e internacionais de Meteorologia Aeronáutica e é o meio oficial do Comando da Aeronáutica (COMAER) para divulgar estas informações.

A partir de agora, os usuários da REDEMET já contam com uma versão mobile. A REDEMET LITE leva para a tela do celular algumas facilidades da versão web, como a visualização de METAR (Meteorological Aerodrome Report – Relatório Meteorológico de Aeródromo) e TAF (Terminal Aerodrome Forecast – Previsão Terminal de Aeródromo) por aeródromos. A consulta de mensagens por cidades também está disponível nessa nova versão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo da REDEMET LITE é aprimorar a experiência de usuários na versão mobile. O principal público desta opção são os pilotos e todo o processo de desenvolvimento foi realizado a partir do feedback coletado com este segmento por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC-DECEA) e de eventos de divulgação.

Assim como na versão web, a REDEMET LITE exibe a sobreposição de camadas, como plotagens de radar e satélite, SIGMET  (Significant Meteorological Information – Informações Meteorológicas Significativas) e TSC (Tempo Severo Convectivo).

A REDEMET LITE utiliza a tecnologia PWA – Progressive Web App – uma aplicação híbrida entre web e mobile, que permite a implementação de funções originais de aplicativos nativos.

As aplicações PWA aparentam ser nativas, mas aproveitam todas as vantagens das versões web, como a velocidade de atualização e a disponibilização de melhorias. Por esse motivo, a REDEMET LITE não está disponível para download em lojas de aplicativos, e seu acesso deve ser feito em celular ou tablet por meio do link https://redemet-app.decea.mil.br/.

Na interface do aplicativo existe um botão para instalar o ícone da REDEMET LITE no aparelho. Na Central de Ajuda do DECEA, o usuário acessa o conteúdo de orientação da instalação do aplicativo.

“O DECEA busca melhorar progressivamente as interfaces para os usuários e a disponibilidade dos produtos na REDEMET. Hoje, celulares e tablets se transformaram em ferramentas de captação e visualização de informações meteorológicas, como a REDEMET LITE”, avaliou o especialista em Meteorologia, Tenente-Coronel Fernando Abreu Pinto, que Chefia a Seção de Normas de Meteorologia Aeronáutica do Subdepartamento de Operações  do DECEA.

A REDEMET LITE é uma ferramenta desenvolvida dentro das ações de transformação digital do DECEA que visa tirar o proveito das mais recentes tecnologias em prol da melhoria do serviço prestado à sociedade.

METEOROLOGIA AERONÁUTICA – A informação meteorológica é vital para a segurança das operações aéreas, contribuindo para o conforto dos passageiros e facilitando o estabelecimento de rotas mais rápidas e econômicas e de voos regulares. Desse modo, requer um campo dessa ciência especificamente destinado às suas necessidades: a Meteorologia Aeronáutica. O DECEA é a organização do Comando da Aeronáutica responsável por essa atividade e a exerce por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), sua unidade subordinada, e de uma complexa estrutura de radares, estações meteorológicas, centros de coordenação e outros recursos instalados no País.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).