Em uma iniciativa que reforça a importância da cooperação internacional, a Junta Interamericana de Defesa (JID) promoverá, no próximo dia 11 de outubro, uma conferência voltada para a proteção do meio ambiente. Com o valioso apoio do Ministério da Defesa do Peru, o evento contará com a participação de representantes dos Estados Unidos e da Colômbia. Juntos, esses países irão compartilhar projetos e soluções inovadoras desenvolvidas pelas Forças Armadas com o objetivo de preservar e cuidar do nosso planeta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Brasil em Destaque: Ações Ambientais da Marinha

O Brasil terá um papel de destaque na conferência. Será apresentada a palestra “Gestão Ambiental: Ações de Proteção Ambiental aplicadas nas Organização Militares da Marinha do Brasil (MB)”. Quem conduzirá essa apresentação será o Capitão de Mar e Guerra Alvaristo Nagem Dair Junior, Chefe do Departamento de Meio Ambiente para as Organizações Militares (OM) da MB. Ele abordará temas essenciais, como atividades técnicas e normativas, supervisão ligada ao Sistema de Gestão Ambiental, inspeções e visitas técnicas ambientais, planos emergenciais para derramamentos de óleo no mar, práticas de coleta seletiva e a importância da educação ambiental nas OM da MB.

Participação Ativa e Democrática

O evento, que é aberto ao público em geral, será realizado em dois formatos: presencial e on-line. Isso demonstra a preocupação em alcançar o maior número de pessoas, permitindo que todos tenham acesso às informações e possam se engajar nas causas ambientais. Para aqueles que desejam participar, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no site da JID.

Juntos pelo Futuro do Planeta

A conferência da JID é mais do que um simples encontro entre países. É a manifestação clara de que, quando unidos, podemos encontrar soluções eficazes para os desafios ambientais que enfrentamos. O Brasil, ao lado de outras nações, reafirma seu compromisso com a preservação da natureza e mostra que, com cooperação e inovação, é possível construir um futuro mais verde e sustentável para todos.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).