Foi realizado na quinta-feira, 17, no Quartel-General do Exército (QGEx), o exercício de rádio da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA). A Conferência é um órgão militar internacional composto por 29 participantes, dentre exércitos de diversos países e organizações, e é presidido pelo Exército Brasileiro desde o fim de 2021. O objetivo da atividade foi verificar as condições do contato via rádio entre os participantes, um meio alternativo de comunicação para situações de emergência, catástrofes e exercícios conjuntos ou combinados.
Na ocasião, o Secretário-Geral da Conferência, General de Divisão Alcides, realizou pelo rádio a transmissão de uma mensagem do Comandante do Exército e Presidente da Conferência, General de Exército Paulo Sérgio. Integraram a transmissão 16 participantes. O Chefe da Subseção de Comunicações e Eletrônica da Secretaria-Executiva Permanente da CEA, Capitão Okamura, ressaltou que a atividade correspondeu à segunda fase do exercício do Sistema Integrado de Comunicações e Informática da CEA.
“Testamos nossa rede de informática na semana passada e testamos esta semana a rede rádio HF, uma rede de contingência para o caso de queda da rede de informática, quando não temos condições de realizar videoconferência”. Ainda de acordo com o capitão, os participantes da rede são divididos nas zonas sul e norte. Os participantes dos países da zona sul comunicam-se diretamente com o Brasil. Já os participantes dos países da zona norte centralizam envio e recebimento de mensagens no México, que atua como estação retransmissora para o Brasil.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395