blank
Operadores do COpMar em adestramento no exercício T-RISE 1/22
O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), por meio do Centro de Operações Marítimas (COpMar), participou, nos dias 17 e 18 de maio, do Trans-Regional Information Sharing Exercise 1/22 (T-RISE), exercício conduzido pelo Comando in Capo della Squadra Navale (CINCNAV) da Marinha Militar Italiana (MMI). O exercício, que ocorre semestralmente, é de âmbito internacional e faz parte do cronograma de adestramentos dos países-membros da Trans-Regional Maritime Network (T-RMN), cuja liderança técnica é exercida por Brasil, Índia, Itália e Singapura.
As Marinhas dos seguintes países participaram do T-RISE 1/22: Albânia, Argentina, Bélgica, Bulgária, Camarões, Chile, Chipre, Croácia, Equador, Espanha, França, Geórgia, Grécia, Índia, Inglaterra, Itália, Montenegro, Nigéria, Países Baixos, Paquistão, Portugal, Romênia, Singapura, Turquia e Ucrânia.
Para compilação do panorama de superfície durante o exercício, os operadores do COpMar utilizaram o sistema WIDER da Marinha Militar Italiana, em que foram adestradas técnicas e procedimentos de monitoramento de embarcações. O T-RISE 1/22 possibilitou implementar, empregar e impulsionar a troca de informações sobre o Tráfego Marítimo, além de prover a compilação de um Panorama de Superfície comum, a fim de incrementar a Consciência Situacional Marítima Trans-Regional, que deve ser desenvolvida desde os tempos de paz.
O exercício constituiu uma oportunidade para que a Marinha do Brasil possa ampliar seus conhecimentos por meio da troca de experiência com outros países, incrementar o intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo, bem como estreitar os laços com Marinhas amigas.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia