Operadores do COpMar em adestramento no exercício T-RISE 1/22
O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), por meio do Centro de Operações Marítimas (COpMar), participou, nos dias 17 e 18 de maio, do Trans-Regional Information Sharing Exercise 1/22 (T-RISE), exercício conduzido pelo Comando in Capo della Squadra Navale (CINCNAV) da Marinha Militar Italiana (MMI). O exercício, que ocorre semestralmente, é de âmbito internacional e faz parte do cronograma de adestramentos dos países-membros da Trans-Regional Maritime Network (T-RMN), cuja liderança técnica é exercida por Brasil, Índia, Itália e Singapura.
As Marinhas dos seguintes países participaram do T-RISE 1/22: Albânia, Argentina, Bélgica, Bulgária, Camarões, Chile, Chipre, Croácia, Equador, Espanha, França, Geórgia, Grécia, Índia, Inglaterra, Itália, Montenegro, Nigéria, Países Baixos, Paquistão, Portugal, Romênia, Singapura, Turquia e Ucrânia.
Para compilação do panorama de superfície durante o exercício, os operadores do COpMar utilizaram o sistema WIDER da Marinha Militar Italiana, em que foram adestradas técnicas e procedimentos de monitoramento de embarcações. O T-RISE 1/22 possibilitou implementar, empregar e impulsionar a troca de informações sobre o Tráfego Marítimo, além de prover a compilação de um Panorama de Superfície comum, a fim de incrementar a Consciência Situacional Marítima Trans-Regional, que deve ser desenvolvida desde os tempos de paz.
O exercício constituiu uma oportunidade para que a Marinha do Brasil possa ampliar seus conhecimentos por meio da troca de experiência com outros países, incrementar o intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo, bem como estreitar os laços com Marinhas amigas.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).