Como lidar com os recentes Vazamentos dos Dados Pessoais

Imagem: Olhar Digital

Em janeiro último, ocorreu um vazamento com informações pessoais de mais de 200 milhões de pessoas. São informações detalhadas de cidadãos brasileiros como: CPF, endereço, salário, cheques sem fundos, números de telefone, título de eleitor, estado civil, e-mail, FGTS e etc. Esse dados estão à venda em fóruns na Internet e podem ser usados em crimes e golpes diversos, tais como compras em comércios eletrônicos, realização de empréstimos, utilização das informações pessoais de terceiros para cadastramento ilícito no PIX, fraudes em boletos e outros golpes utilizando engenharia social.

As vítimas podem ainda receber e-mails e telefonemas personalizados e, além disso, os criminosos também podem assumir suas identidades, possibilitando a abertura de contas bancárias e realizar a contratação de serviços.

Recomenda-se ficar alerta e desconfiar de pessoas que entrem em contato demonstrando ter conhecimentos de suas informações pessoais, além de atentar quanto ao recebimento de e-mails ou mensagens instantâneas suspeitas. Por fim, acompanhe seus extratos bancários e de cartões de crédito, em função de possíveis cobranças indevidas.

   Seja o elo mais forte da Segurança da Informação!
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile