No período de 10 a 13 de novembro, uma comitiva do Exército do Paraguai, composta pelo General de Brigada Roberto Manuel Piñanez Ciancio, Comandante de Engenharia do Exército Paraguaio; pelo Coronel Carlos Rafael Martinez Bogado, Adido do Exército Paraguaio no Brasil; e pelo Major Felix Daniel Martinez Florentini, Chefe da Divisão Técnica de Obras do Comando de Engenharia do Exército Paraguaio, visitou o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e suas diretorias subordinadas, o Forte Santa Bárbara, em Formosa/GO, e o Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), localizado nas instalações do 2º Batalhão Ferroviário (2º B Fv), sediado em Araguari (MG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em solenidade de recepção da comitiva no Salão de Honra do DEC, o General de Exército Júlio Cesar de Arruda, Chefe do DEC, realizou a entrega da Medalha Exército Brasileiro ao General Piñanez.

No Forte Santa Bárbara, a comitiva paraguaia, acompanhada pelo General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, Diretor de Obras de Cooperação, foi recebida pelo General de Brigada Valério Luiz Lange, Comandante da Artilharia do Exército, e pelo General de Brigada José Júlio Dias Barreto, Gerente do Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020. Naquela oportunidade, os militares da nação amiga conheceram as estruturas destinadas ao preparo e emprego da Artilharia de Mísseis e Foguetes.

No Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), o Diretor de Obras de Cooperação e os militares paraguaios foram recepcionados pelo Coronel Helton Fernandes de Andrade, Comandante do 2° B Fv, e pelo Major João de Deus José Nunes Neto, Instrutor Chefe do CI Eng, ocasião em que tiveram a oportunidade de visitar as instalações onde funcionam os cursos e estágios conduzidos naquele Centro.

article 8 4 article 9 3 article 10 4 article 11 3 article 12 1

Fonte: DEC
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).