No dia 25 de outubro, o Estado-Maior do Exército (EME) recebeu em suas dependências a delegação do conglomerado estatal de defesa dos Emirados Árabes Unidos (Grupo EDGE), e o evento teve como principais objetivos discutir necessidades atuais do Exército, bem como possibilidades de investimentos para o Brasil e oportunidades de negociações com os Emirados Árabes Unidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva do Grupo EDGE, integrada pelo Presidente do Setor de Mísseis e Armas do Grupo, Sr. Hamad Al Marar, pelo Chefe do Escritório de Programas de Aquisição, Sr. Omar Al Zaabi, e pelo Vice-presidente do Setor de Programas Estratégicos, Mísseis e Armas, Sr. Ahmed Al Khoori, estava acompanhada pelo Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD), Sr. Marcos Rosas Degaut Pontes, pelo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, General de Divisão R/1 Luis Antônio Duizit Brito e pelo Assessor Militar do Departamento de Promoção Comercial, Coronel Milton José de Mello. A comitiva foi recepcionada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos.

O Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Flavio Marcus Lancia Barbosa, realizou uma apresentação iniciada por um panorama sobre o Exército Brasileiro e, posteriormente, explanou sobre o Portfólio Estratégico do Exército, com ênfase no Programa ASTROS, e ainda, discorreu sobre a nacionalização de produtos controlados pelo Exército, Sistema de Defesa Antiaérea de média altura para as Forças Armadas e Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP).

O Presidente do Setor de Mísseis e Armas do Grupo destacou a expressiva gama de materiais que os Emirados Árabes Unidos possuem e têm condições de oferecer ao Brasil, como radares, mísseis e SARP, e manifestou o interesse em estabelecer negociações com o Brasil.

Fonte: EME
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).