Nos dias 3 e 4 de novembro de 2021, uma comitiva do PPIF, liderada pelo Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, realizou uma visita institucional ao estado do Amazonas para tratar de assuntos afetos ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão aos ilícitos transfronteiriços.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita técnica teve início no Comando Militar da Amazônia (CMA) onde foram apresentadas as capacidades e possibilidades do PPIF, no momento em que as Forças Singulares passam a integrar o referido Programa. Em contrapartida, o Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado, realizou uma ambientação com os principais aspectos atinentes àquela porção do Arco Norte fronteiriço e a participação do Exército Brasileiro nas Operações Ágata.

Em seguida, a comitiva participou de reuniões com o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, General de Divisão Carlos Alberto Mansur, e com representantes do Gabinete de Segurança Integrada de Fronteiras do Amazonas (GGIF-AM), no Centro Integrado de Comado e Controle, quando foram realizadas apresentações sobre o PPIF, Programa VIGIA, do MJSP, e as ações integradas dos órgãos de segurança e controle daquele GGIF-AM, em sua área de responsabilidade.

 PPIF AM 1.jpg

             Reunião do PPIF com o GGIF-AM

Integraram a comitiva representantes da Agência Brasileira de Inteligência, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI/PR, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

No dia 4 de novembro, a comitiva do PPIF, acompanhada por representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), deslocou-se para o município de Coari/AM, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de conhecer a estrutura e o funcionamento da Base Fluvial de Operações Integradas Arpão.

 A Base Arpão é mantida com recursos do estado do Amazonas e é coordenada pelo GGIF-AM, possuindo, atualmente, cerca de 50 servidores, entre policiais militares, civis, representantes da Força Nacional de Segurança Pública, da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros, além de servidores civis que fornecem apoio logístico. Tal estrutura é mantida em operação permanente ao longo do ano, com recursos advindos do Programa VIGIA, do MJSP.

 PPIF AM 3.jpg

  Comitivas do PPIF e SSP/AM visitam a Base Arpão

Por meio da Base Arpão, têm sido desencadeadas ações intensivas no combate às organizações criminosas envolvidas com o narcotráfico, com ênfase nas regiões de fronteira com a Colômbia e o Peru, na calha do rio Solimões, importante acesso do tráfico de entorpecentes e outros ilícitos transfronteiriços no Brasil.

Dessa forma, constitui modelo exitoso de atuação integrada, reunido órgãos federais, estaduais e municipais na condução de operações interagências, que já têm produzido claros resultados na redução da criminalidade regional, contribuindo para a segurança da sociedade.

Fonte: GSI