Tenente-Coronel Nélson Alex Roso (segundo da esquerda para a direita), Dra Fernanda Corrêa e integrantes da EGN

Uma comitiva do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI) – Ministério da Defesa realizou, segunda-feira, visita técnica à Escola de Guerra de Naval para conhecer os propósitos e instalações do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) e do Centro de Jogos de Guerra (CJG) da EGN. Para tal, assistiram apresentações institucionais sobre as atividades do LSC (vinculado ao Programa de Pós-Graduação e Estudos Marítimos) e do CJG, ambos Laboratórios utilizados como simuladores de auxílio ao ensino.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os representantes do DCTI têm responsabilidades na implantação e operação do Sistema de Gestão do Conhecimento em CTI do Ministério da Defesa. Na visita à EGN, que integrou a programação da comitiva na Marinha do Brasil, realizaram o mapeamento de competências das Instituições de Ciência e Tecnologia nas Organizações de Defesa. Esse mapeamento poderá contribuir com o apoio a projetos às ICT, via Fundo Nacional de Reserva Científica e Tecnológica e também da Empresa de Pesquisa e Inovação Industrial. A Escola de Guerra Naval é uma Instituição de Ciência e Tecnologia desde 2015.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).