O encontro teve como objetivo ampliar parcerias no âmbito da segurança da navegação

O Comando do 8° Distrito Naval (Com8ºDN) reuniu-se, em 1º de junho, com o Departamento Hidroviário (DH) do Governo do Estado de São Paulo, órgão responsável pela administração do trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná e gestão das embarcações empregadas nas travessias entre Santos/Guarujá e Ilhabela/São Sebastião.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, foram apresentadas as instalações e capacidades do DH, o Centro de Controle Operacional e a Eclusa da Barragem da Penha. O encontro teve como intuito expandir as possibilidades de parcerias entre a Marinha e o DH, beneficiando ambas as instituições no que tange à segurança da navegação.

ewatsh5ejt8k98loi4u6yetr
Comitiva do Com8ºDN e Diretoria do DH

Além da alta administração do DH, participaram da reunião o Comandante do 8°DN, o presidente da DERSA Desenvolvimento Rodoviário, o Capitão dos Portos do Tietê-Paraná e o Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião.

tgsh5dr86ifjnhggrgr
Eclusa da Barragem da Penha
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).