Membros da comitiva veem de perto como está o projeto em Itajaí (SC)

Durante a Operação “Aspirantex 2023”, Oficiais-Generais e aspirantes da Escola Naval visitaram o Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC), no dia 20 de janeiro. No local, eles puderam ver de perto como está o processo de construção de quatro navios de guerra, que farão parte da Esquadra da Marinha do Brasil (MB) – Fragatas “Classe Tamandaré”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A MB conduz o Programa Fragatas “Classe Tamandaré” desde 2017, com o objetivo de promover a renovação da Esquadra com navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no País. Esses navios, com previsão de entrega entre 2025 e 2029, terão alto poder de combate e serão capazes de proteger a extensa área marítima brasileira, realizar operações de busca e salvamento e atender compromissos internacionais, por exemplo.

aspirantes assistiram palestras e fizeram visitas guiadas pelo estaleiro
Aspirantes assistiram palestras e fizeram visitas guiadas pelo estaleiro

Estiveram presentes na visita o Comandante do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa, Vice-Almirante (IM) Marcus Vinicius Lima de Souza; o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa; o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos; o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior; o Comandante do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Roberto Lemos; o Diretor de Obras Civis da Marinha, Contra-Almirante José Luiz Ferreira Canela; o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix; o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rudicley Cantarin; além dos 120 aspirantes da Escola Naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).