Na manhã de 16 de março, o Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) recebeu a Comitiva da Escola Superior de Guerra (ESG), em visita ao sítio histórico Forte Duque de Caxias, localizado no alto do morro do Leme.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 2

O Gestor Cultural do Forte Duque de Caxias, o Coronel R/1 Jorge Adolpho Wanzeller, acompanhado do Tenente Coronel Giorgio Pizzani de Andrade, Subcomandante do Centro de Idiomas do Exército (CIDEx), recepcionou a comitiva, que contou com a presença do Coronel do Exército do Senegal Abdou Biaye, do Coronel do Exército da Alemanha Björn Taube, além do Coronel da Força Aérea Argentina Pablo Javier Bentaverri acompanhado de sua esposa, a Sra. Viviana Angélica Roberto.

O Gestor Cultural realizou uma breve explanação sobre a história do Forte e da área de preservação ambiental, enquanto a comitiva percorria as instalações tombadas pelo patrimônio histórico do município do Rio de Janeiro.

Fonte: CEP/FDC

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).