Comitiva da Subchefia de Comando e Controle (SC-1) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa realizou visitas técnicas em organizações militares que conduzem projetos integrantes do Programa Estratégico de Comando e Controle de Defesa ou que possuem ativos relacionados ao Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC2), localizadas no Rio de Janeiro (RJ). A visita ocorreu no período de 09 a 11 de novembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Programa Estratégico de Comando e Controle de Defesa, criado em junho de 2021, consolida os projetos de Comando e Controle de interesse do Ministério, assim considerados por promoverem interoperabilidade, que se encontram em desenvolvimento pelo EMCFA e pelas Forças Singulares.

O evento propiciou o acompanhamento dos projetos RDS Defesa, HF-TID, SIPLOM, MDLP, INTERC2 e Link STERNA, em termos do andamento físico das metas previstas em cronograma, das perspectivas de desenvolvimento futuro e da execução dos recursos provisionados pela Pasta.

CTMRJ.jpg

As visitas oportunizaram, também, que os oficiais da SC-1 em posição de chefia interagissem com seus respectivos homólogos, bem como conhecessem as instalações físicas das organizações militares responsáveis por tais desenvolvimentos. Foram: o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV).

A comitiva visitou, também, o Sistema de Comunicações Militares por Satélites* (SISCOMIS) e o Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), localizados nas dependências da Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro (ERMRJ).

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).