Capitão de Mar e Guerra João Batista durante apresentação institucional sobre o COMPAAz

Uma comitiva da Armada da República da Colômbia (ARC), composta pelo Comandante da Força-Tarefa Contra o Narcotráfico nº 72, Poseidon, Brigadier General de Infantería de Marina Rafael Olaya Quintero, acompanhado do Diretor Contra as Drogas, Capitán de Navio Juan Carlos Jiménez Howard, realizou uma visita ao Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva foi recebida pelo Comandante do COMPAAz, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas (COpMar), Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa.

A visita teve como propósito apresentar a nova estrutura organizacional recém-implementada e os sistemas que contribuem para a consolidação da Consciência Situacional Marítima (CSM) no Brasil, bem como estreitar os laços de cooperação entre a Marinha do Brasil (MB) e a ARC. No intercâmbio de informações, a comitiva colombiana realizou uma apresentação sobre a Campanha Naval ORIÓN, com foco nos resultados obtidos ao longo das oito edições, ressaltando a importância e destaque da participação da Marinha do Brasil (MB) nesta iniciativa, que envolve 41 países.

blank
Foto oficial da comitiva da Armada da República da
Colômbia em visita ao COMPAAz

O Capitão de Mar e Guerra João Batista realizou uma apresentação institucional do COMPAAz, expondo aos visitantes os recursos de Comando e Controle do Teatro de Operações Marítimas no âmbito da MB, além dos sistemas de monitoramento utilizados no Centro de Controle do Tráfego Marítimo, ressaltando as atividades interagências no combate aos ilícitos que ameaçam a segurança marítima, especialmente as ações de repressão ao narcotráfico nas Águas Jurisdicionais Brasileiras em apoio à Polícia Federal.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).