A Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), sediada em Londres, na Inglaterra, recebeu, em 20 de outubro, a Recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Dessa forma, a CABE continua representando a Força Aérea Brasileira (FAB) como única organização localizada no exterior a ter esse tipo de Certificação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Chefe da CABE, Coronel Aviador Jorge Mauricio Motta, ressalta  a importância da obtenção da recertificação. “Consolida a imagem da CABE, perante a comunidade aeronáutica internacional, como um órgão comprometido com a melhoria contínua na gestão da qualidade, por meio de processos padronizados, seguindo metodologias modernas e com total engajamento de seus colaboradores”, comenta o Oficial.

O Tenente-Coronel Intendente Alvaro Oliveira Fortes, que atuou como gerente da qualidade da Organização, coordenou os preparativos para auditoria produzindo, entre outros documentos, o Business Management System Manual (BMS) ISO 9001:2015 of the Brazilian Aeronautical Commission in Europe (BACE) V.3 e o Risk and Opportunities Matrix Register, sendo que, neste último, foram mapeados todos os riscos inerentes à situação de pandemia e identificadas medidas mitigadoras e corretivas, de tal forma a manter os mesmos padrões de qualidade, eficiência e eficácia da Organização, mesmo em cenário tão adverso.

pic 1

Dentre os desafios enfrentados para manutenção dos níveis e indicadores de eficiência, durante os períodos de isolamento forçado, em decorrência da pandemia, destaca-se a utilização intensiva de meios de computação e de acesso remoto. Para que tal aparato estivesse sempre disponível, foi fundamental a atuação da equipe de TI, destacando-se os trabalhos do Auxiliar Local Luis Fernando, que auxiliou diretamente na Comissão de Gestão da Qualidade.

A obtenção de 100% de conformidade na atual auditoria, realizada pela British Assessement Bureau, entidade do Reino Unido credenciada pela Organização UKAS (United Kingdom Accreditation Service), denota o nível de excelência alcançado pela CABE, decorrente do empenho e da dedicação irrestritos de todo o efetivo. Este novo passo denota os benefícios oriundos dos processos continuados de monitoração de não conformidades, com a imediata adoção de medidas corretivas e de otimização, fatores essenciais na gestão da qualidade.

Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos: Divulgação

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).