Cortejo histórico alusivo ao 2 de Julho

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) participou, no último final de semana, das comemorações da Independência na Bahia. No dia 1º de julho, o Com2ºDN sediou uma cerimônia alusiva à consolidação da independência do Brasil no estado. Durante o evento, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional, da Bahia e da cidade de Salvador, no Forte de São Marcelo, e descarga de fuzilaria, em memória de todos os combatentes que tombaram nas batalhas no mar.

O hasteamento rememora o que ocorreu em 2 de julho de 1823, quando os homens liderados pelo Segundo-Tenente João Francisco de Oliveira Bottas, conhecido como João das Bottas, içaram a Bandeira Nacional no Forte do Mar, atual Forte de São Marcelo, para comemorar a retirada das forças portuguesas da Bahia. Ainda em homenagem à data, o Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador, foi iluminado com as cores da Bahia.

blank
Hasteamento do Pavilhão Nacional, no Forte de São Marcelo

A Marinha do Brasil (MB) também esteve presente nas demais celebrações dos 199 anos da Independência da Bahia, em Salvador, no Largo da Lapinha e na praça do Campo Grande, onde procedeu aposição floral no monumento ao General Labatut e no monumento do 2 de Julho, respectivamente. A Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador foi a responsável pela execução do Hino Nacional e do Hino ao 2 de Julho nas duas cerimônias.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui