blank
Cortejo histórico alusivo ao 2 de Julho

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) participou, no último final de semana, das comemorações da Independência na Bahia. No dia 1º de julho, o Com2ºDN sediou uma cerimônia alusiva à consolidação da independência do Brasil no estado. Durante o evento, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional, da Bahia e da cidade de Salvador, no Forte de São Marcelo, e descarga de fuzilaria, em memória de todos os combatentes que tombaram nas batalhas no mar.

O hasteamento rememora o que ocorreu em 2 de julho de 1823, quando os homens liderados pelo Segundo-Tenente João Francisco de Oliveira Bottas, conhecido como João das Bottas, içaram a Bandeira Nacional no Forte do Mar, atual Forte de São Marcelo, para comemorar a retirada das forças portuguesas da Bahia. Ainda em homenagem à data, o Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador, foi iluminado com as cores da Bahia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
Hasteamento do Pavilhão Nacional, no Forte de São Marcelo

A Marinha do Brasil (MB) também esteve presente nas demais celebrações dos 199 anos da Independência da Bahia, em Salvador, no Largo da Lapinha e na praça do Campo Grande, onde procedeu aposição floral no monumento ao General Labatut e no monumento do 2 de Julho, respectivamente. A Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador foi a responsável pela execução do Hino Nacional e do Hino ao 2 de Julho nas duas cerimônias.