Primeiro-Tenente (Md) Mariana Rietmann explica procedimentos de transplante de medula óssea

O auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), em Niterói, sediou palestra sobre a “Campanha de Conscientização para Captação de Doadores de Medula Óssea”, na manhã desta segunda-feira (25). O evento foi uma iniciativa do Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh) e do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) e teve o apoio da Sociedade Amigos da Marinha Rio de Janeiro (Soamar-Rio) e do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A palestra foi proferida pela assistente social do INCA, Karla Savedra, e pela Primeiro-Tenente (Md) Mariana Rietmann, médica residente no INCA. Dentre os temas abordados foi explicado “como se tornar um doador”, “a utilização do Redome – aplicativo oficial do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea” e “como é realizada a doação”.

O objetivo foi esclarecer um tema relevante e pouco debatido, mostrando que esse ato de solidariedade pode salvar vidas. “Com isso, buscamos incentivar os potenciais doadores de células-tronco hematopoéticas a se cadastrarem e, dessa forma, ampliar as linhas de defesa no âmbito da saúde naval”, afirmou o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além da palestra, o evento contou com um rico depoimento, transmitido por vídeo, do Vice-Almirante Marcos Borges Sertã, que recebeu transplante de medula óssea de um doador português. “Esse ato de se cadastrar como um possível doador salva vidas. Só estou aqui hoje porque alguém fez isso e salvou a minha vida”, destacou o Almirante Sertã. O alcance da palestra foi ampliado por transmissão online, por meio da plataforma Webex, para mais de 20 organizações militares da Marinha. As medidas preventivas contra a Covid-19 foram adotadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).