Belém (PA) – O Comando Militar do Norte (CMN) realizou nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, no Pátio do aquartelamento do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém, a solenidade de Passagem de Comando. O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves assumiu o cargo do General de Exército João Chalella Junior, que segue para nova missão como Chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, em Brasília (DF).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade teve início com a cerimônia de inauguração do retrato do General Chalella na Galeria dos Comandantes do CMN, como forma de eternizar sua trajetória e de reconhecer o trabalho desenvolvido na função desde agosto de 2021.

A cerimônia foi prestigiada pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e a transmissão do cargo foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, com a presença do Governador do Estado do Pará, autoridades civis e militares.

Oriundo do Comando de Operações Terrestres, o General Costa Neves chega ao CMN com o desafio de comandar as tropas do Exército Brasileiro nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e na porção norte do Tocantins, área que corresponde à Amazônia Oriental, cerca de 20% do território nacional. O CMN conta com mais de 30 organizações militares.

“O Comando Militar do Norte é um Comando muito desafiador. Considerando a área pela qual somos responsáveis, que abrange três estados, além de uma parte do Tocantins, vemos a grandiosidade e a dificuldade dos desafios que temos pela frente. A vantagem está no nosso pessoal, na coesão e na capacitação da nossa tropa, além do culto aos valores e tradições militares, que vão nos impulsionar para o cumprimento da nossa missão”, destacou o novo comandante.

O General Costa Neves foi comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho (RO), e comandante de uma das mais prestigiadas instituições de ensino das Forças Armadas, a Academia Militar das Agulhas Negras. Além disso, foi observador militar na Missão de Verificação da ONU em Angola, de 1995 a 1996, durante a guerra civil naquele país, e, em 2020, assumiu o posto de comandante das tropas da ONU na República Democrática do Congo.

O General de Exército João Chalella Junior, em suas palavras de despedida, frisou a gratidão pela passagem na região Norte. “É um dia muito feliz, por ter cumprido a missão. Feliz por ter conhecido pessoas aqui na região Norte, no Maranhão, Amapá, Tocantins e no nosso querido Pará. Feliz por ter vivido um ano maravilhoso em Belém, por ter experimentado a cidade de Nossa Senhora de Nazaré. Feliz por poder guardar amigos para sempre. E triste, ao mesmo tempo, por ter que sair daqui. Mas já tenho outra missão. O Exército é assim. Vida que segue”, comentou o General de Exército João Chalella Junior.

Fonte: Comando Militar do Norte

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).