No dia 28 de dezembro, o 1º Grupamento de Engenharia ativou o Centro de Coordenação de Operações (CCOp), com o objetivo de assessorar o Comando Militar do Nordeste (CMNE) quanto ao emprego da sua engenharia militar para atuar no estado do Piauí. Para minimizar o impacto das fortes chuvas nos últimos dias no estado do Piauí, por meio da Operação Uruçuí, o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) realizará a montagem de uma ponte logística na rodovia PI-247, que sofreu um rompimento entre os km 18 e 20.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O trecho liga os municípios de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, próximo ao limite do Piauí com o Maranhão, e a interrupção do tráfego causa o isolamento de algumas comunidades rurais e impacto econômico na região. A Defesa Civil também está atuando na solução do problema.

Em razão da instabilidade das margens no local do rompimento da rodovia, militares do 2º BEC, com representantes da Defesa Civil e do Governo do Estado do Piauí, realizam um reconhecimento na área afetada para conceber uma solução de engenharia para restabelecer o tráfego.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).