Brasília (DF) – O Centro de Coordenação de Operações Logísticas do Comando Logístico (CCOp Log/COLOG) participou, na primeira quinzena de junho, do Planejamento Estratégico Combinado do Exercício PANAMAX, na cidade de San Antonio, Texas, EUA. Esse tradicional exercício consiste em uma simulação de defesa da região do Canal do Panamá e ocorrerá de 1° a 12 de agosto deste ano, em diferentes locais nos Estados Unidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A fase de planejamento reuniu representantes do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Equador, dos Estados Unidos, do Peru e da República Dominicana, em um Grande Comando Conjunto Multinacional, dirigido pelo Comandante do Army South (sediado em San Antonio). O método para a solução de problemas utilizados foi o Joint Operation Planning Process, que possui as seguintes fases: iniciação, análise da missão, desenvolvimento das linhas de ação, análise e comparação das linhas de ação, aprovação e emissão dos planos ou desenvolvimento de ordens.

Esse processo foi conduzido de forma acelerada, em uma semana, para fornecer às forças componentes singulares os Planos Estratégicos Conjuntos e a Intenção do Comandante, de forma a resolver uma crise fictícia de segurança. A força terrestre componente, equivalente a uma divisão de exército, é comandada por um general brasileiro e tem brasileiros em todas as atribuições de seu estado-maior, além de outros militares na força conjunta de operações especiais e na direção do exercício.

Fonte: Comando Logístico

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).