O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), subordinado ao Comando do 1º Distrito Naval, realizou mais duas edições do Estágio Básico de Abordagem, no período intercalado de 15 a 19 de junho e de 22 a 26 do mesmo mês.
O treinamento, com o propósito de qualificar oficiais e praças para atuarem em inspeções e patrulhas navais, foi dividido em atividades teóricas, conduzidas na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, e práticas, a bordo do Rebocador de Porto “Destemido”.Durante o exercício, foram observados procedimentos sanitários rigorosos e todas as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Diretoria de Saúde da Marinha para impedir a disseminação do novo coronavírus.

A atividade de patrulha naval tem como finalidade implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, na plataforma continental e no alto-mar, contribuindo para uma maior consciência situacional marítima.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).