Para dar apoio ao combate à COVID-19 em Manaus, na madrugada deste sábado, 16 de janeiro, o Comando do 9° Distrito Naval recebeu no aeroporto internacional Eduardo Gomes, o primeiro lote com 26 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo Inspire, enviados pelo Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação do Ministério da Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os respiradores do primeiro lote já estão armazenados no Centro de Intendência da Marinha em Manaus para posterior distribuição, a fim de apoiar o sistema de saúde do Estado do Amazonas. O segundo lote, com o quantitativo de 14 respiradores, será enviado na próxima semana, em ação estruturada pelo Ministério da Defesa.

Desde o final de março de 2020, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, vem apoiando tecnicamente o Projeto INSPIRE (Ventiladores de Suporte Respiratório Emergencial e Transitório, tipo “Ambu Automatizado”). O Projeto, que foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, em parceria com a Marinha do Brasil, tem como objetivo fornecer uma alternativa barata e acessível aos equipamentos de suporte ventilatórios existentes no mercado. Essa parceria entre as duas Instituições foi um caminho natural, frente aos esforços da USP e da Marinha para o combate dessa pandemia, visto que a Universidade de São Paulo, especificamente a Escola Politécnica da USP, e a Marinha do Brasil já possuem uma parceria na formação de seus oficiais engenheiros, no que se refere aos cursos de pós-graduação e graduação, há mais de 64 anos.

O Inspire pode ser utilizado em locais remotos e em unidades de tratamento intensivo (UTIs), uma vez que é portátil e não depende de ar comprimido.

WhatsApp Image 2021 01 16 at 13.27.19 WhatsApp Image 2021 01 16 at 13.27.19 1

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).