Oficiais da Reserva de 3ª Classe da Marinha realizaram juramento à Bandeira Nacional durante formatura

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) realizou, no dia 15 de Julho, a cerimônia de formatura da turma I/2022, do Estágio de Serviço e Adaptação para o Serviço Militar Voluntário para Oficiais da Reserva de 3ª Classe da Marinha. A turma composta por três alunos concluiu com aproveitamento o Estágio do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

No período de aproximadamente dois meses, os alunos vivenciaram uma rotina intensa no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), com instruções teóricas e práticas inerentes ao processo de formação militar naval.

blank
Comandante do 8º Distrito Naval entrega prêmio ao primeiro colocado do curso

O primeiro colocado do curso, Capitão de Corveta (RM3-EN) Victor Barbosa de Souza, destaca a relevância do estágio para sua formação militar: “A repentina mudança comportamental, com intensas instruções teóricas e práticas inerentes ao rígido processo de formação militar tem uma significativa importância, acrescida da mudança do nível de atitudes e de comportamentos, o que conduz a transformações individuais e coletivas, decorrentes de diversos estímulos aplicados durante o curso de formação.”

A Reserva de 3ª Classe da Marinha (RM3) é composta por cidadãos de reconhecida competência técnico-profissional ou de notória cultura científica. O vínculo entre o militar temporário e a Marinha pode chegar até oito anos.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui