Tripulante resgatado era do navio mercante “Ap Libertas”

O Comando do 8º Distrito Naval coordenou a evacuação aeromédica de um tripulante do navio mercante de bandeira de Malta “Ap Libertas” no dia 27 de maio. O navio encontrava-se a 1.170 milhas da costa de Santa Catarina, quando um tripulante de nacionalidade croata apresentou um problema de saúde, necessitando ser removido para um hospital.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após o atendimento médico remoto do Salvamar Sul Sueste confirmar a necessidade de evacuação imediata, foi iniciada a Operação de Busca e Salvamento, coordenada por este Salvamar, que contou com a participação da Fragata “União” e sua aeronave orgânica Águia 82.

Por fim, os meios operativos efetuaram a operação de resgate do tripulante do navio com sucesso, superando as dificuldades impostas pelas condições meteorológicas, a uma distância de 400 milhas do litoral do Rio de Janeiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).