Comodoro do Iate Clube de Natal profere palestra durante Webinar “Todos por uma Navegação Segura – Operação Verão 2020-2021”

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) realizou, no dia 21 de janeiro, o Webinar “Todos por uma Navegação Segura – Operação Verão 2020-2021”, com o propósito de reunir a comunidade náutica da área de jurisdição do Com3ºDN para divulgar a Marinha, incrementar a mentalidade marítima e formar disseminadores da segurança da navegação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a participação de Comodoros de entidades náuticas, representantes da comunidade marítima e integrantes da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

No decorrer do Webinar, foram realizados debates e proferidas palestras sobre a Operação “Verão 2020-2021”; o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha; as responsabilidades da comunidade marítima na preservação do meio ambiente; os cuidados na prática de atividades náuticas de esporte e lazer; e a contribuição dos clubes e entidades náuticas para a segurança da navegação nos estados da área de jurisdição.

Durante a palestra sobre preservação do meio ambiente, foi abordada a problemática do lixo no mar e explanados os eixos de atuação previstos no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, bem como as ações de prevenção e conscientização ambiental promovidas pela Marinha.

Entre os palestrantes, estavam o tricampeão mundial de windsurf, Kauli Seadi; o Comodoro do Iate Clube de Natal, Kaleb Campos Freire; o Comodoro do Iate Clube da Paraíba, Luiz Meireles Filho; o Comodoro do Iate Clube de Fortaleza (CE), Licínio Crasso Ramos Corrêa; o Comodoro do Motonáutica Lagoa Clube Maceió (AL), José Carlos Carvalho Silveira; e o Vice-Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Paulo Coller de Mendonça.

As palestras foram transmitidas por videoconferência para os cinco estados e foram adotadas medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, como uso obrigatório de máscaras e adoção de distanciamento social.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).