Presidente e Ministro da Defesa da República da Guiné-Bissau conhecem os sistemas de monitoramento do CCTRAM

O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, recebeu, em 27 de agosto, o Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, acompanhado de comitiva formada pela Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, do Ministro da Defesa Nacional dos Combatentes da Liberdade da Pátria, General Sandji Fati, do Embaixador do Brasil na República da Guiné-Bissau, Fábio Guimarães Franco, além de Conselheiros.

A visita ocorreu com o intuito de estreitar as relações entre os dois países e discutir a possibilidade de apoio da Marinha do Brasil na estruturação da Marinha de Guerra da Guiné-Bissau, em especial nas atividades relacionadas à Segurança Marítima.

O Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) e os Sistemas de Monitoramento do Centro de Controle do Tráfego Marítimo (CCTRAM) foram apresentados à comitiva, que acompanhou, na Sala do CCTRAM, o funcionamento dos sistemas e a atuação em apoio à Patrulha Naval nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).