No dia 25 de fevereiro, o Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Solimões/8°BIS) homenageou os heróis do episódio do Rio Traíra junto ao monumento erguido àqueles heróis, em frente ao Auditório Amazônia Régia.

A solenidade contou com a presença do Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Afonso, do Terceiro-Sargento do Quadro Especial da reserva remunerada (R1) Nérito, do Cabo R1 Pevas, heróis sobreviventes daquele fatídico dia, o Ex-Soldado De Lima, que fez parte do grupamento de resgate dos militares tombados no episódio em questão, seus familiares e familiares daqueles menos afortunados que depositaram seu sangue e seu sacrifício no sagrado altar da liberdade.

Durante a homenagem, que foi presidida pelo Diretor do Hospital de Guarnição de Tabatinga, Coronel Roberval, o Tenente-Coronel Afonso fez uso da palavra e se dirigiu aos convidados e familiares que tiveram a triste perda de seus entes queridos, exaltando o quanto a nação e o Exército Brasileiro lhes são gratos pela vida que seus filhos deram pela Pátria.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).