Comando Conjunto Uiara combate crimes ambientais e de fronteira na Amazônia durante Operação Ágata

O Comando, formado por Marinha, Exército e Aeronáutica, avança no combate a crimes na tríplice fronteira da Amazônia e realiza ações sociais, incluindo atendimento médico e odontológico a comunidades indígenas.

O Comando Conjunto Uiara, composto por representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, está combatendo crimes ambientais e de fronteira na Amazônia durante a Operação Ágata. No dia 7 de maio, uma embarcação transportando dinheiro, ouro, drogas ilegais e munições foi apreendida, e duas dragas usadas em garimpo ilegal foram identificadas e inutilizadas.

As Forças Armadas atuam na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru) em cooperação com diversas agências governamentais, incluindo ABIN, FUNAI, IBAMA, ICMBio, Polícia Federal e Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Ação Social

A Operação Ágata também inclui ações sociais, como o fornecimento de atendimento médico e odontológico a comunidades indígenas pelo Navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz, da Marinha do Brasil. O navio presta atendimento a várias comunidades na região de Tabatinga (AM) e Atalaia do Norte (AM), realizando consultas médicas, odontológicas, laboratoriais, de enfermagem, além de distribuição de medicamentos e vacinação.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile