O Comando Conjunto Leste (C Cj L) empregou, no dia 21 de fevereiro de 2022, militares do Pelotão de Reconhecimento (Pel Rec) do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth) para realizar a atividade de contenção de barreiras em Chácara Flora, na cidade de Petrópolis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Utilizando equipamentos como bouldrier, capacetes, luvas de proteção, mosquetões simples e de trava, punho de ascensão, freio em oito, fita tubular e cordas estáticas, a equipe especializada atua diuturnamente no processo de colocação de lonas que têm a função de escoar a água da chuva e redirecioná-la, evitando que as encostas fiquem saturadas e ocorram deslizamentos de solo.

Junto com os militares do Exército, encontram-se alpinistas que se voluntariaram para cumprir a missão, dando celeridade ao processo de colocação de lona nas encostas.

O Comando Conjunto Leste conta com mais de mil militares da Marinha, do Exército e Força Aérea Brasileira empregados na Operação Petrópolis, iniciada no dia 16 de fevereiro de 2022.

Além da desobstrução de vias, os militares seguem realizando apoio à Defesa Civil nas buscas em áreas afetadas por deslizamentos, entrega de donativos, poda e cortes de árvores.

Fonte: CML

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).