O Ministério da Defesa (MD), por intermédio do Comando Conjunto Leste (C Cj L), a partir de hoje, 16 de fevereiro de 2022, está apoiando o município de Petrópolis atingido por fortes chuvas desde ontem, com o emprego de tropas, viaturas e equipamentos especializados.

No início desta tarde, o Comandante Militar do Leste e Comandante do Comando Conjunto Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, juntamente com o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, com o Prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e demais autoridades participaram de uma reunião de coordenação para definir as ações de apoio à Defesa Civil.

De imediato, por meio do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth), sediado na região, foram disponibilizadas viaturas 5 Ton (caminhões), ambulâncias e equipes de primeiros socorros, estando a unidade militar em condições de ampliar o apoio, assim como auxiliar desabrigados em uma escola dentro da sua área, em estreita coordenação com a Defesa Civil Estadual.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Equipamentos da Engenharia do Exército para desobstrução de vias e outras máquinas para serviços especializados também estão disponíveis, de acordo com as necessidades. No campo de futebol do 32º BIL Mth ainda está sendo operada uma zona de pouso de helicópteros empregados na operação.

O Destacamento de Resposta Imediata do Comando Militar do Leste (CML), com tropas da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), sediado em Juiz de Fora (MG), também foi acionado, e os militares envolvidos prosseguem no apoio aos moradores da região de Petrópolis, permanecendo o Comando Conjunto Leste acompanhando todos os desdobramentos.

WhatsApp Image 2022 02 16 at 155450

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).