Contra-Almirante Garriga explana sobre os sistemas de monitoramento

O Comandante do Naval Forces Southern Command, Almirante Jaimes Aiken, acompanhado de seus oficiais da Fourth Fleet, dos senhores Patrick Davis e Leandro Oliveira, do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, e do Adido Naval Adjunto realizou, em 9 de fevereiro, uma visita ao Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva foi recebida pelo Comandante do COMPAAz, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa.

A visita teve como propósito apresentar a nova estrutura e os sistemas que contribuem para a Consciência Situacional Marítima na Marinha. O Contra-Almirante Garriga realizou a apresentação institucional do COMPAAz, expondo aos visitantes os recursos de Comando e Controle do Teatro de Operações Marítimas no âmbito do Comando de Operações Navais, além dos sistemas de monitoramento utilizados no Centro de Controle do Tráfego Marítimo, ressaltando as atividades interagências realizadas pela organização militar.

legenda 2
Comandante do COMPAAz recepciona a comitiva
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).