O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou sua primeira visita a organizações militares de Santa Maria (RS) na última quinta-feira, 8. Na ocasião, o comandante conheceu as características e peculiaridades do Comando Operacional representado pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General Paulo Sérgio recebeu honras militares no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) e, no Campo de Parada José Pessôa, foi apresentado ao aprestamento da FORSUL da 3ª DE, tropa de primeira resposta responsável pela defesa da fronteira sul do País. Na oportunidade, o Comandante do Exército destacou a vibração e a motivação dos militares e salientou que os valores militares da instituição são os mesmos, desde a batalha de Guararapes até os dias atuais.

Inauguração
Um dos compromissos que marcou a manhã do dia 8 de julho foi a inauguração do espaço cultural e da designação histórica do Centro de Adestramento – Sul, que passa a denominar-se “Centro General de Exército Geraldo Antonio Miotto” como forma de homenagear o antigo Comandante Militar do Sul, falecido no início deste ano. Na ocasião, os familiares do General Miotto compareceram e receberam uma réplica do casarão que hoje abriga o pavilhão de comando do CA-Sul.

Durante a parte da tarde, foi realizada uma demonstração no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), onde uma Força-Tarefa blindada simulou um ataque a posições inimigas empregando o poder de fogo da 3ª DE em ações combinadas com a Força Aérea Brasileira. Durante a atividade, foi franqueado o acesso aos diversos veículos de imprensa da cidade, que realizaram a cobertura da maioria dos eventos.

O General Paulo Sérgio esteve, também, no local das possíveis instalações da Escola de Sargentos (ES), onde foi entrevistado a respeito de sua impressão sobre o que viu na guarnição de Santa Maria e também sobre a sua percepção quanto à vinda da ES para a cidade. Na ocasião, revelou que Santa Maria reúne excelentes condições para receber a nova escola e salientou que a decisão, a ocorrer no próximo mês, estará apoiada em exigências técnicas, coletadas ao longo de mais de um ano.

Fonte: 3ª DE
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).