Google News

Nos dias 15 e 16 de novembro, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, participou das comemorações alusivas ao aniversário de 50 anos (Jubileu de Ouro) de criação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”, em Tefé (AM). O General Paulo Sérgio comandou a 16ª Bda Inf Sl no período de 08 de maio de 2012 a 12 de fevereiro de 2014.

No contexto das comemorações ocorreram os seguintes eventos: formatura, lançamento do livro alusivo à Brigada das Missões, descerramento da placa comemorativa aos 50 anos e homenagem aos comandantes que nos deixaram. Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a homenagem póstuma feita ao General de Divisão Peixoto, quando foram depositadas as suas cinzas junto à sua árvore plantada no Bosque dos Comandantes.

O Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Marcius Cardoso Netto, salientou a emoção e a responsabilidade de comandar a Brigada das Missões, que possui uma das histórias mais ricas do Exército Brasileiro.

“Nesses cinquenta anos de glória, heróis e heroínas escreveram e continuam escrevendo nossas páginas com ‘sangue, suor e lágrimas’, contribuindo com invulgar dedicação para a garantia da soberania brasileira e no estender da ‘mão amiga’ aos nossos irmãos ribeirinhos. São esses valorosos ‘Soldados Missioneiros’, ‘vigilantes altaneiros’ que protegem as nossas riquezas: uma imensa responsabilidade de vigiar 10% de toda a faixa de fronteira terrestre brasileira. Saudações Missioneiras!”

Prestigiaram as comemorações: o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto; outros nove eternos Comandantes da Brigada das Missões (General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, General de Exército Lúcio Mário de Barros Góes, General de Exército Joaquim Silva e Luna, General de Divisão Edson Skora Rosty, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, General de Brigada Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto, General de Brigada Enio Machado Martins Junior e General de Brigada Carlos Feitosa Rodrigues); o Chefe do Centro de Inteligência do Exército e antigo E3 da Brigada, General de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho; a viúva e filhos do eterno comandante General de Divisão Carlos Roberto de Souza Peixoto, Sra Léa Krepke Leiros Peixoto, Sra Carla Krepke Leiros Peixoto e Tenente-coronel Bruno Krepke Leiros Peixoto;  autoridades civis e militares.

Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva