Foto Oficial da visita do Comandante de Operações Navais da Armada do Equador ao COMPAAz

O Comandante de Operações Navais da Armada do Equador, Contra-Almirante Jaime Vela Erazo, acompanhado de sua comitiva, visitou o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), no dia 23 de setembro. A delegação foi recebida pelo Comandante do COMPAAz, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, acompanhado do Comandante do Centro de Operações Marítimas (COpMar), Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, para uma breve audiência protocolar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Posteriormente o Comandante do COpMar realizou uma apresentação institucional sobre o COMPAAz, expondo aos visitantes a estrutura por meio da qual a Marinha do Brasil (MB) exerce as atividades relacionadas à Segurança Marítima, suas articulações concernentes ao relacionamento interagencial nacional e internacional, bem como ao Serviço de Busca e Salvamento. Além disso, foram demonstrados os sistemas de monitoramento, desenvolvidos pela MB, utilizados no COpMar e nas demais Organizações de Controle Naval do Tráfego Marítimo, como o Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo e o Console de Imagens Táticas de Realidade Aumentada (CITRA).

copmar realiza apresentacao institucional sobre o compaaz
COpMar realiza apresentação institucional sobre o COMPAAz

O Contra-Almirante Jaime Vela Erazo assumiu recentemente a função de Comandante Local do Controle Operativo (COLCO) Equador, em caráter cumulativo. Na MB, também cumulativamente, o cargo de COLCO Brasil é exercido pelo Comandante do COpMar, trocando informações, operativa e doutrinariamente, relativas a Controle Naval do Tráfego Marítimo, com Organizações Regionais e Internacionais com as quais a MB se relaciona, dentre elas a Armada do Equador.

A visita teve o propósito de estreitar os laços, no nível operacional, entre a MB e a Armada do Equador, com foco nas oportunidades de aprimoramento da Consciência Situacional Marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).