Comandante da Marinha conhece processo de montagem do elemento combustível, na Fábrica de Combustível Nuclear da INB

No dia 13 de agosto, o Comandante da Marinha (CM), Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado do Diretor de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, Vice-Almirante (EN) Guilherme Dionísio Alves, esteve em Resende (RJ), onde visitou as instalações da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa vinculada ao Ministério das Minas e Energia, responsável pela produção do combustível que abastece as usinas nucleares brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o CM foi recebido pelo Presidente da INB, Carlos Freire Moreira, e pelo Diretor Técnico de Enriquecimento Isotópico, Contra-Almirante (EN) Rogério Corrêa Borges, que, acompanhados de outros membros da Diretoria, apresentaram aos visitantes as fábricas de enriquecimento isotópico de urânio, de reconversão e pastilhas, e de montagem do elemento combustível.

comandante da marinha acompanhou atentamente as explicacoes sobre as diversa
Comandante da Marinha acompanhou as explicações sobre
as diversas etapas de fabricação do combustível nucelar

Após a visita, o CM demonstrou ter ficado bem impressionado com o que viu. “Como brasileiro, senti-me orgulhoso em ver uma operação com padrão de qualidade tão elevado, contribuindo para a geração de energia limpa para todo o nosso País. Enquanto Comandante da Marinha, fiquei também satisfeito em ver, na prática, a contribuição dada pela nossa Força Naval a esse processo, não só com pessoal qualificado, mas também com tecnologia desenvolvida no âmbito do Programa Nuclear da Marinha”, destacou o Almirante Garnier.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).