Comitiva durante visita à Escola de Artífices

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, visitou o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no dia 18 de março. Acompanharam a visita, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, o Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez, e o Diretor de Ensino da Marinha, Contra-Almirante Renato Garcia Arruda.

blank
Almirantes nas proximidades do Navio de Pedra

Na ocasião, o Comandante do CIAA, Contra-Almirante Alexander Reis Leite, acompanhado de suboficiais instrutores, apresentou as iniciativas que visam à inclusão de novas competências, advindas com a tecnologia embarcada nas Fragatas Classe “Tamandaré”, no itinerário formativo das Praças, e à maximização da relação ensino-aprendizagem, por meio da utilização de novas ferramentas tecnológicas, como: impressora 3D, realidades virtual e aumentada, apostila interativa e projeção 3D.

Diretor-Geral do Pessoal da Marinha faz as primeiras
considerações ao Comandante da Marinha

O esforço do CIAA está inserido no Programa Estratégico da Marinha “Pessoal – nosso maior patrimônio” que busca aperfeiçoar os sistemas e os procedimentos relacionados à gestão de pessoal, a fim de prover à Marinha do Brasil a pessoa certa, com a capacitação adequada, no lugar e no momento certos, visando ao cumprimento da missão da Força Naval.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui