(Da esq. para a dir.) Diretor-Geral da PF, Comandante da Marinha e Diretor-Executivo da PF

No dia 17 de novembro, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, recebeu, em seu Gabinete, em Brasília (DF), a visita do Diretor-Geral da Polícia Federal (PF), Rolando Alexandre de Souza. O encontro teve como objetivo verificar possibilidades de cooperação entre os órgãos que contribuirão para o aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz).

Na reunião, foi acordada a adesão da Marinha à RedeMais, coordenada pelo Ministério da Justiça, que provê produtos de Geointeligencia no território brasileiro, incluindo as águas interiores, e no mar territorial. Adicionalmente, foi decidido estabelecer um plano de trabalho para o fortalecimento da cooperação entre a Marinha e a PF.

Participaram, também, do encontro o Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez; o Diretor do Centro de Inteligência da Marinha, Contra-Almirante Antonio Carlos Cambra; e o Diretor-Executivo da Polícia Federal, Carlos Henrique Oliveira de Souza.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).