blank

Google News

Por Cel. Duarte Frota, ADESG-CE

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Vice-Almirante Capistrano, Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha; o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira; o Capitão de Mar e Guerra e Capitão dos Portos do Ceará, Anderson Valença, e comitiva. Durante a visita, o Comandante palestrou sobre o tema “Marinha do Brasil: Soberania e Desenvolvimento Nacional”, sendo logo após, recebido para almoço de boas-vindas e apresentado ao Observatório da Indústria.

blank
Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante e Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

Durante o almoço, Ricardo Cavalcante homenageou o Comandante da Marinha com a entrega de uma placa em atenção à dedicação e à liderança do Almirante de Esquadra à frente da Instituição militar. Ao mesmo tempo, o Presidente da FIEC recebeu medalha entregue aos amigos da Marinha, das mãos do Comandante da Marinha do Brasil.Além do Presidente da FIEC, estiveram presentes os Ex-Presidentes da Federação, Fernando Cirino Gurgel e Roberto Macêdo; os Vice-Presidentes da FIEC, André Montenegro e Jaime Bellicanta; os Diretores Administrativo e Financeiro da FIEC, Chico Esteves e Edgar Gadelha; os Diretores Financeiro e Administrativo Adjuntos, Carlos Rubens e Germano Maia; o Diretor de Inovação, Sampaio Filho; o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barros; o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor do Departamento Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; além de Presidentes de Sindicatos e convidados. Da área militar, estiveram também o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante André Macedo; e o Chefe do Estado-Maior da 10ª Região Militar, Coronel Paulino, representando o Comandante da 10ª Região Militar, General Allão e Cel Duarte Frota da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ceará (ADESGCE).

“Hoje é um dia muito especial, pois recebemos o Comandante e comitiva da Marinha em nossa Casa. Através da palestra ministrada por ele, tivemos a capacidade de compreender de forma ampla a importância da Marinha para o nosso País. Só temos a agradecê-la o belo trabalho realizado em nossa defesa”, declarou Ricardo Cavalcante.

blank

Durante a palestra, o Comandante da Marinha apresentou o contexto histórico da Instituição e citou momentos importantes nos quais a força militar foi preponderante na defesa do território brasileiro e na soberania nacional. A ideia do encontro, conforme o Almirante Garnier, foi mostrar que as forças armadas e os industriais devem continuar sendo parceiros do desenvolvimento nacional. E a série de palestras deve seguir Brasil afora, após aportar, inicialmente, no Ceará.

“Começamos pelo Ceará por algumas razões. Aqui, a gente enxerga uma coisa que, para a Marinha é muito cara, que é o espírito marinheiro, que é o entendimento da potencialidade, da capacidade da economia azul, daquilo que vem do mar”, disse o Comandante da Marinha.

Ao fim da palestra, o Presidente da FIEC e o Comandante da Marinha foram agraciados com uma medalha e um certificado de Colaborador Emérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade cearense. A comenda foi outorgada pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ceará (ADESGCE), por meio do Delegado da entidade,  Coronel Duarte Frota acompanhado do Presidente do Instituto CTEM + Giovani Mariotto.

blank
Cel Duarte Frota da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ceará (ADESGCE), Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante e Presidente do Instituto CTEM + Giovani Mariotto.

Para finalizar as atividades com a Força Armada brasileira, o Presidente da FIEC apresentou o Observatório da Indústria, quando mostrou diversos projetos desenvolvidos pela Federação, além do Atlas Eólico e Solar. O Comandante, Almirante Garnier, ficou extremamente satisfeito com a apresentação, quando informou que mandará equipe de técnicos para aprofundar informações sobre os projetos do Observatório, com vistas à futuras parcerias.