O Comandante da Marinha proferiu palestra no Simpósio Internacional Bicentenário Poder Naval

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, participou dos eventos alusivos aos 200 anos da Marinha de Guerra do Peru, realizados entre 6 e 8 de outubro, nas cidades peruanas de Lima e Callao.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 7, em Lima, o Comandante da Marinha (CM) proferiu palestra no Simpósio Internacional Bicentenário Poder Naval, com o tema “Revitalização e Fortalecimento da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS)”, destacando os resultados obtidos pelo Brasil e nações vizinhas na construção de um ambiente marítimo estável e seguro, com base na confiança mútua e no trabalho conjunto entre as Marinhas e Guardas-Costeiras da região.

“Agradeço ao Almirante Alberto Alcalá Luna, Comandante da Marinha de Guerra do Peru, pela oportunidade de apresentar a visão brasileira nesse fórum do mais alto nível, no qual líderes navais de diversos países puderam falar sobre os principais desafios marítimos comuns”, declarou o Almirante Garnier, após sua apresentação.

almirante garnier recebe os cumprimentos do comandante da marinha de guerra do peru
Almirante Garnier recebeu os cumprimentos do
Comandante da Marinha de Guerra do Peru

Ainda no dia 7 de outubro, o CM visitou o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, que participou das comemorações em Callao: “O Comandante do ‘Cisne Branco’ e sua tripulação atuam como embaixadores da nossa Marinha em mares e terras distantes, simbolizando o nosso povo, a nossa cultura e os nossos mais nobres valores marinheiros”, registrou.

ao lado do encarregado de negocios da embaixada do brasil em lima
Ao lado do Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Lima,
Elio Cardoso, o CM falou à tripulação do Navio-Veleiro “Cisne Branco”

As celebrações culminaram no dia 8, em Callao, com a cerimônia militar alusiva ao Bicentenário e ao 142º Aniversário da Batalha Naval de Angamos, quando foram prestadas homenagens ao Grande Almirante do Peru, Don Miguel Grau Seminario, morto naquele combate, em 8 de outubro 1879. Durante a cerimônia, a Bandeira do Brasil foi condecorada com a Medalha Naval de Honra ao Mérito, pela Marinha de Guerra do Peru.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).