O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, ministrou ontem (22), na ESD, a palestra com o tema: “‘Marinha do Brasil: Política e Estratégia”, onde mostrou aos presentes as atribuições da Marinha do Brasil e da Autoridade Marítima Brasileira.

Os cursos ofertados pela ESD congregam e capacitam, além de militares de carreira, agentes públicos civis de diversos órgãos e instituições da Administração Pública Federal e dos estados da Federação. Isso tem a maior importância para o Brasil, uma vez que a Defesa Nacional não é feita somente pelos militares.

Estiveram presentes os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) e do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE), além de Convidados do Comando e do Corpo Permanente da Escola, totalizando cerca de 250 pessoas.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui