Comandante da Marinha e Ministro da Defesa discutem retomada da construção naval brasileira

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, recebeu nesta quarta-feira (12), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”. O encontro ocorreu durante a LAAD 2023, Feira Internacional de Defesa e Segurança, que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, no Rio de Janeiro. Na ocasião, discutiram as próximas etapas do processo de retomada da construção naval brasileira.

Necessidade de reaparelhamento da Força Naval

Durante o encontro, o Comandante da Marinha ressaltou a necessidade de reaparelhamento da Força Naval, que passa por uma recomposição orçamentária. Ele enfatizou a importância da presença de meios adequados para monitorar, proteger e explorar recursos na extensa área marítima e rede hidroviária do Brasil. O país depende do uso do mar, com 95% das trocas comerciais ocorrendo por via marítima e 99% das comunicações por dados transitando por cabos submarinos, o que demanda intensa vigilância na área.

Geração de empregos e incentivo à indústria naval

O Ministro da Defesa reforçou a importância da retomada da construção naval brasileira para a sociedade, destacando que a geração de empregos em curto prazo seria um dos benefícios. Ele mencionou a ideia de incentivar os estaleiros no Rio de Janeiro, onde a indústria naval já possui um modelo estabelecido. O Presidente Lula, em sua prestação de contas de 100 dias, também ressaltou o incentivo à indústria naval, com foco no estado do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de parlamentares e representantes de grandes empresas da indústria de defesa mundial, envolvidas no desenvolvimento dos programas estratégicos da Marinha do Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).