Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, recebeu nesta quarta-feira (12), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”. O encontro ocorreu durante a LAAD 2023, Feira Internacional de Defesa e Segurança, que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, no Rio de Janeiro. Na ocasião, discutiram as próximas etapas do processo de retomada da construção naval brasileira.
Necessidade de reaparelhamento da Força Naval
Durante o encontro, o Comandante da Marinha ressaltou a necessidade de reaparelhamento da Força Naval, que passa por uma recomposição orçamentária. Ele enfatizou a importância da presença de meios adequados para monitorar, proteger e explorar recursos na extensa área marítima e rede hidroviária do Brasil. O país depende do uso do mar, com 95% das trocas comerciais ocorrendo por via marítima e 99% das comunicações por dados transitando por cabos submarinos, o que demanda intensa vigilância na área.
Geração de empregos e incentivo à indústria naval
O Ministro da Defesa reforçou a importância da retomada da construção naval brasileira para a sociedade, destacando que a geração de empregos em curto prazo seria um dos benefícios. Ele mencionou a ideia de incentivar os estaleiros no Rio de Janeiro, onde a indústria naval já possui um modelo estabelecido. O Presidente Lula, em sua prestação de contas de 100 dias, também ressaltou o incentivo à indústria naval, com foco no estado do Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença de parlamentares e representantes de grandes empresas da indústria de defesa mundial, envolvidas no desenvolvimento dos programas estratégicos da Marinha do Brasil.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395