Comandante da Marinha acompanhou atendimentos realizados a bordo do NAsH “Soares de Meirelles”

Durante visita ao Comando do 9° Distrito Naval, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, esteve, em 3 de fevereiro, na sede da Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT) localizada na região amazônica da tríplice fronteira com Colômbia e Peru.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Comandante da Marinha acompanhou as atividades da CFT voltadas para a promoção da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica, em uma região estratégica da jurisdição do 9º Distrito Naval. Em 2021, na área da Amazônia Ocidental, a Marinha do Brasil inspecionou cerca de 50.000 embarcações, das quais, aproximadamente, 5.000 foram notificadas em função de alguma irregularidade e 2.000 apreendidas e retiradas de circulação.

Após a visita à CFT, o Almirante Garnier presenciou as ações desenvolvidas pelo Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” na comunidade de Santa Luzia, no município de Benjamin Constant (AM).

foto 2 47
Almirante de Esquadra Garnier durante pronunciamento
aos militares na sede da CFT

O navio, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, ofereceu atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de exames clínicos e laboratoriais, aplicação de vacinas e distribuição de medicamentos, para os ribeirinhos da região.

“Com muito carinho, pude conversar com algumas pessoas e, assim, sentir de perto o impacto positivo do nosso apoio na vida de todos. Em 2021, os nossos ‘Navios da Esperança’ realizaram cerca de 40.000 atendimentos em 138 diferentes comunidades ribeirinhas”, declarou o Comandante da Marinha, após a visita ao NAsH “Soares de Meirelles”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).