O Comandante da Escola Superior de Guerra, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, realizou uma visita significativa à Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) no dia 14 de novembro. A visita reflete a continuidade das relações entre diferentes setores da defesa e segurança marítima.

Recepção Diversificada e Diálogo Estratégico

as2 17
Capitão dos Portos do Ceará, Anderson Pessoa Valença, recebe a visita do Vice-Almirante Kerr

O Capitão dos Portos do Ceará, Anderson Pessoa Valença, recepcionou o Vice-Almirante Kerr e outras autoridades notáveis, incluindo o Assessor de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra, Contra-Almirante Gilberto Cézar Lourenço; o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), José Ricardo Montenegro Cavalcante; Joaquim Antônio Caracas Nogueira, da Impacto Protensão; e Igor Queiroz Barroso, do Grupo Edson Queiroz.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação no II Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação

Durante sua estadia em Fortaleza, o Vice-Almirante Kerr e o Contra-Amirante Lourenço participaram do “II Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação”. Este evento contou com a presença de representantes de universidades e de instituições públicas e privadas, destacando-se pela abordagem colaborativa na promoção do desenvolvimento científico-tecnológico e socioeconômico sustentável.

Impacto e Significado da Visita

A visita do Comandante da Escola Superior de Guerra à CPCE e sua participação no encontro estratégico são indicativos da busca por sinergias entre as forças armadas, o setor acadêmico e a indústria. Essas interações são fundamentais para fortalecer as capacidades nacionais em defesa, segurança marítima e desenvolvimento socioeconômico.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).